Total de visualizações de página

domingo, 31 de julho de 2011

Modo de vida do povo Anambé


Os Anambé perderam a maioria dos elementos culturais indígenas externos e seu modo de vida se assemelha ao dos sertanejos da região. Suas habitações são do tipo regional, com cobertura de palha ou de cavacos. Salvo pequenos cestos de carga, abanos, peneiras de trançado em espiral, fusos, pilões, ubás, arcos e flechas, todo o equipamento utilizado pelos Anambé é adquirido no comércio. Há umas quatro gerações fazem casamentos interétnicos com os regionais e os cônjuges não-índios e os filhos dessas uniões se integram à vida na aldeia. Nos anos 80, um antigo líder, talvez o único conhecedor das antigas tradições e dos cânticos indígenas tinha uma posição de prestígio, mas a liderança era exercida por um jovem com experiência na vida urbana, escolhido por ter maiores facilidades no trato com os regionais.
Os Anambé contaram a Napoleão Figueiredo que nos anos 40 foram levados até Belém e lá batizados, tendo como padrinho de todos eles o então governador Barata. A partir dos anos 60 passaram a batizar os filhos em Mocajuba, cidade para a qual se deslocam na festa da padroeira. Também mantêm contato com os pentecostais da Vila Erlim, próxima da aldeia. Sua mitologia sofreu influência tanto católica como evangélica e a figura do pajé já desapareceu faz muito tempo.
Os Anambé deixaram de comerciar o óleo de copaíba e o leite de maçaranduba, como faziam nas décadas de 50 e 60. E retiram madeira apenas quando necessitam uma quantia maior de dinheiro. Vendem regularmente os excedentes de suas roças (milho, arroz, farinha de mandioca), e eventualmente carne de caça, seja aos regatões que vão até a aldeia, ou diretamente em Mocajuba. Além da agricultura, outras atividades servem de suporte à subsistência: a caça, feita em grupo pelos homens, com o uso de espingardas, complementada pela apanha de jabutis pelas mulheres e crianças, se exerce sobre uma fauna hoje ameaçada pelos desmatamentos feitos por fazendas e serrarias; a pesca, realizada, com anzóis e linha, arco e flecha, sobretudo na estação seca, quando se recolhem também tracajás; e a coleta de frutos e mel.

MANIFESTAÇÃO DIRETA À ELETRONORTE - PRO-XINGU






Hora
quarta, 10 de agosto às 13:00 - 13 de agosto às 20:00

Localização
CENTRO DE EXPOSIÇÕES IMIGRANTES - SÃO PAULO


Mais informações
ATENÇÃO!! CHAMADA EXTRAORDINÁRIA!

"Entre os dias 10 e 13 de agosto, a Sobratema, a revista Grandes Construções e a Norte Energia apresentarão o projeto Belo Monte em detalhes para os visitantes engenheiros e demais interessados nessa obra que será um marco no desenvolvimento do Brasil. O evento acontecerá no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Além do pólo temático Belo Monte, a feira apresentará os pólos Copa 2014, TAV, Sustentabilidade, Vila do Aço, Equipamentos para obras urbanas e de pequeno porte."

VAMOS FAZER UM PANELAÇO EM FRENTE AO CENTRO DE EXPOSIÇÕES.

http://www.blogbelomonte.c​om.br/2011/07/20/norte-ene​rgia-marca-presenca-na-con​struction-expo2011/