Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de abril de 2011

DIA DO ÍNDIO: Ministério amplia atendimento à saúde nas aldeias

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, durante as comemorações do Dia do Índio, um pacote de medidas para a saúde indígena. Uma delas se refere à autonomia dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas espalhados pelo Brasil. Os DSEIs prestam o atendimento primário de saúde nas aldeias. Agora, cada distrito vai poder realizar licitações e compras emergenciais, como alimentos, combustível e manutenção de equipamentos. Alexandre Padilha reafirmou o empenho da pasta no atendimento das necessidades dos índios.


"A Saúde tem sido historicamente uma das políticas públicas do Estado brasileiro que primeiro reconheceu as diferenças que tem os povos indígenas. Que primeiro acolheu um conjunto dessas diferenças. Que primeiro ajudou a enfrentar as dificuldades, melhorar a qualidade de vida, evitar mortes, aliviar o sofrimento. E ao mesmo tempo é uma das políticas públicas mais demandadas pelos povos indígenas"


Entre as ações do Ministério da Saúde que serão adaptadas aos povos indígenas estão o Brasil Sorridente, a Rede Cegonha e a Prevenção do Câncer de Colo do Útero e de Mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário